Discutindo o valor de uma leitura de Portfólio Online PHMuseum
Compartilhe
https://phmuseum.com/news/discussing-the-value-of-online-portfolio-reviews
Photographic Museu of Humanity
Tradução do Artigo: Os fotógrafos participantes para os quais pedimos feedback incluem Saskia Wesseling de Hong Kong; Luiz Guilherme Todeschi do Brasil; Irina Unruh da Alemanha; Marcin Piekalkiewicz da Polônia; e Sonja Stich da Espanha. A maioria deles reservou uma sessão online com um dos revisores porque gostaria de receber feedback sobre um projeto específico no qual estão trabalhando ou que (quase) concluiu.
Irina nos conta que, por ser uma fotógrafa autodidata e emergente, é importante que ela obtenha um feedback profissional sobre seu trabalho. Ela diz que a revisão deu a ela novas perspectivas sobre seu trabalho em andamento e novas ideias para etapas futuras. Marcin, da mesma forma, diz que reservou uma revisão online com o interesse de ouvir as observações sobre seu trabalho de um grupo diversificado de líderes do setor. “Quanto mais pessoas com experiências diferentes eu converso, mais posso realmente aprender sobre meu próprio trabalho”, diz ele. Da revisão que fez com Lisa Barnard, ele tirou dicas sobre como tornar seus projetos em andamento mais imprevisíveis.
Todos nós sabemos que compartilhar seu trabalho com outra pessoa - outro olho profissional - pode ajudá-lo a ver elementos em seu trabalho que você talvez não veja. Luiz explica que sua análise de portfólio online com Elisa von Randow foi de grande valor, “ela foi fantástica e muito humilde em repassar as informações que me fizeram pensar no meu trabalho de uma forma que poderia me ajudar. Sozinho, eu nunca teria chegado a esse entendimento. ”
Para quatro dos cinco fotógrafos, foi a primeira revisão online da qual participaram. Todos eles nos dizem que a vantagem mais significativa de uma revisão de portfólio online em comparação com uma reunião presencial, é que é possível em a qualquer momento e em qualquer etapa do trabalho fotográfico. “Que luxo reservar uma sessão com um mentor em um momento conveniente”, Saskia compartilha conosco. Além disso, Irina diz; “Cheguei a um ponto em meu trabalho em que precisava seriamente de feedback para obter mais clareza para sua continuação. Não queria esperar muito até encontrar uma oportunidade cara a cara. Além disso, não houve muito investimento de tempo para mim, porque eu poderia simplesmente ficar onde trabalho. ” Participar de uma avaliação online é valioso porque “você não precisa gastar dinheiro e tempo para viajar. Você pode alcançar qualquer pessoa no mundo ”, como diz Marcin. Um dos principais benefícios de fazer uma revisão online para Luiz é que “podemos encurtar distâncias e instalações”.
O fato de essas avaliações serem realizadas on-line pode levar alguns a pensar que pode ser uma experiência fria e distante, especialmente se você nunca fez uma e não sabe como pode ser. “No início, eu não sabia se uma revisão online poderia ser produtiva”, Irina admite. Mas, como se viu, para todos os nossos participantes, foi realmente uma experiência muito produtiva e íntima.
“Adorei ter tido uma hora para falar sobre meu trabalho sem distrações das outras pessoas ao nosso redor - a intimidade ', diz Sonja. Luiz acrescenta que uma hora parecia curta no início, mas como o encontro foi tão bem planejado e preparado, tudo o que realmente precisava ser falado foi abordado.
Em termos de eficiência, Irina também nos conta que, para ela, a vantagem crucial de uma revisão online é que ela e o revisor haviam entrado em contato antes da sessão propriamente dita e ela havia enviado seu trabalho para que o revisor já tivesse uma noção do que para mergulhar. “Após uma breve introdução ao meu trabalho, pudemos discuti-lo de forma muito produtiva. O contato antes e depois da revisão se tornou muito importante para mim. ”
No final, como Luiz compartilha, participar de uma revisão online e escolher entre uma ampla variedade de especialistas oferece uma excelente oportunidade de alcançar profissionais e construir uma rede. “Em todas as trocas produtivas, sempre podemos aprender muito ouvindo as experiências e opiniões de outras pessoas”, explica ele. Em última análise, é disso que se trata: aprender e crescer continuamente como profissional e como indivíduo. Discutir seu trabalho em uma revisão online pode contribuir para isso.
agradecimentos aos seguintes fotógrafos que compartilharam sua experiência conosco e nos ajudaram a escrever este artigo.
Saskia Wesseling é uma fotógrafa holandesa de Hong Kong. Sua paixão pela fotografia começou em seus primeiros anos, sendo ensinada os princípios de ISO, velocidade do obturador e abertura por seu pai. Ao longo de sua vida, ela sempre encontrou maneiras de contar histórias; quer através de documentários radiofónicos, quer através da escrita de artigos, quer através da fotografia. Suas fotos são usadas para contar histórias no South China Morning Post e na National Geographic Traveler. Saskia coloca uma lente curiosa em histórias não expostas para abrir uma perspectiva mais ampla para que sua fotografia enriqueça este mundo com cores contrastantes e visões incomuns da sociedade.
Marcin Piekalkiewicz é um fotógrafo nascido em Varsóvia, Polônia, atualmente baseado em Malta. Ele estudou engenharia elétrica, socioeconomia e literatura italiana, mas seu interesse genuíno pelas pessoas o fez mudar para a fotografia de rua. Ele o define como uma oportunidade artística de tornar os momentos comuns significativos, transformando-os em histórias sobre sociedades e indivíduos. Seus projetos documentais individuais foram exibidos em várias localidades da Itália e receberam atenção da ANSA (Agência Nacional da Associated Press). Seu portfólio de fotografia de rua foi recentemente publicado pela Eyeshot Magazine.
Irina Unruhis é uma fotógrafa documental originária do Quirguistão. Durante os anos em que trabalhou como professora, ela freqüentemente encontrou pessoas interessantes com histórias diversas. Em 2015, começou a expandir a sua grande paixão pela fotografia, decidindo trabalhar apenas a tempo parcial como professora e desenvolver-se seriamente na área da fotografia documental. O seu trabalho centra-se na situação das mulheres no seu país natal e nas suas origens históricas (imigrantes alemães dos ex-países soviéticos). O seu trabalho recebeu vários reconhecimentos e foi exibido duas vezes em Roma e em Bruxelas em abril de 2019. O seu trabalho em curso está seleccionado para o prémio fotográfico KOLGA Tbilisi, será exibido em Jacarta no JIPFest 2019 e em Verona no festival internacional de fotografia Grenze arsenali fotografici.
Luiz Guilherme Todeschi é fotógrafo, ambientalista e artista visual brasileiro. É graduado pelo Curso Superior de Tecnologia da Fotografia da Universidade Positivo. Aos oito anos, quando integrou uma equipe de escoteiros em Curitiba-Pr (Grupo Frassati), sentiu que o contato com a natureza e a filosofia do Escotismo se tornariam a base de seu trabalho e processo criativo ao longo de sua vida. Esse contato com a natureza despertou a necessidade do trabalho voluntário e humanitário. "Eu realmente quero ver as pessoas do nosso país e do nosso planeta, assim como a mãe natureza, sendo tratadas com respeito." Simplicidade, naturalidade e espiritualidade tornaram-se a marca de sua fotografia.
Sonja Stich é uma fotógrafa alemã que vive na Espanha. Depois de estudar história da arte e design, ela trabalhou como designer gráfica na Alemanha. Em 2011, ela e sua família se mudaram para a Espanha, onde ela começou a estudar fotografia, o que a levou a começar a documentar seus filhos e sua vida e amigos não convencionais. Recentemente, ela iniciou uma nova série sobre um projeto de educação alternativa na Catalunha. Acima de tudo, seu interesse está em capturar pessoas que se conectem entre si e com o meio ambiente. Suas fotos foram publicadas na Shots Magazine, Photography Monthly, Huffington Post e Click Magazine.