Compartilhe
Quando a Fotografia surgiu oficialmente, em 1826, a imagem captada pela câmara obscura de Niépce era em tons de cinza. Hoje, praticamente dois séculos depois do feito, a fotografia em preto e branco ainda está em auge. Da heliografia (“gravura com a luz do sol”, o processo de Niépce) ao digital, a elegância e o charme do estilo prevaleceram a uma série de evoluções técnicas. Em qualquer imagem,contraste é a alma da interpretação, seja ele acentuado ou não. E na fotografia em preto e branco, o assunto é ainda mais importante. O contraste é o efeito visual que a iluminação produz sobre o objeto. É a famosa diferença entre a luz e a sombra, onde as áreas claras são chamadas “altas-luzes” e as escuras “baixas-luzes”. Alterá-lo significa aumentar ou diminuir a intensidade da diferença entre as altas e as baixas luzes. Na fotografia monocromática essa é a característica mais importante e, por isso, é preciso entender como domar a iluminação.
When Photography officially appeared in 1826, the image captured by the obscure chamber of Niépce was in shades of gray. Today, almost two centuries after the feat, black and white photography is still booming. From the heliography ("engraving with the sunlight", the Niépce process) to the digital, elegance and style charm prevailed a series of technical evolutions. In any image, contrast is the soul of interpretation, whether it is accentuated or not. And in black-and-white photography, the subject matter is even more important. Contrast is the visual effect that illumination produces on the object. It is the famous difference between light and shadow, where light areas are called "high lights" and dark "low lights". Changing it means increasing or decreasing the intensity of the difference between highs and lows. In monochrome photography this is the most important feature and therefore one must understand how to tame enlightenment.
Lorsque la photographie est officiellement apparue en 1826, l'image capturée par l'obscure chambre de Niépce était dans les tons gris. Aujourd'hui, près de deux siècles après l'exploit, la photographie en noir et blanc est encore en plein essor. De l'héliographie («gravure au soleil», le procédé Niépce) au charme numérique, d'élégance et de style ont prévalu une série d'évolutions techniques. Dans toute image, le contraste est l'âme de l'interprétation, qu'elle soit accentuée ou non. Et dans la photographie en noir et blanc, le sujet est encore plus important. Le contraste est l'effet visuel que l'éclairage produit sur l'objet. C'est la fameuse différence entre la lumière et l'ombre, où les zones claires sont appelées «hautes lumières» et les «basses lumières» sombres. Le changer signifie augmenter ou diminuer l'intensité de la différence entre les hauts et les bas. Dans la photographie monochrome, c'est la caractéristique la plus importante et par conséquent, il faut comprendre comment apprivoiser l'illumination.